Olá, Seja bem vindo!

Faça sua simulação 😉.

Redes Sociais

Consulta obstétrica por telemedicina: como funciona?

Autor: SLAM SAÚDE • 3 meses atrás



Confira como as consultas obstétricas online funcionam e como o tele atendimento pode ser vantajoso para gestantes e os bebês. Acompanhe!

A telemedicina vem revolucionando a área da saúde e, por ser algo relativamente novo, muitos ainda têm dúvidas sobre como esse método de atendimento funciona e se é realmente eficiente.

Ainda mais em áreas da saúde como a obstetrícia, uma segmentação da medicina de alta importância e complexidade. Já recebemos diversas dúvidas de futuras mamães sobre a eficiência do atendimento à distância nesses casos. 

Com isso, percebemos que esse receio talvez seja algo comum entre as pacientes. Portanto, elaboramos esse conteúdo sobre a telemedicina em consultas obstétricas.

Tratamos sobre como funcionam, benefícios e outros fatores importantes sobre o tema.

O intuito é esclarecer que o atendimento médico online pode ser um grande aliado das gestações, até porque o seu intuito é aproximar ainda mais os médicos e pacientes, tornando o acompanhamento mais contínuo. 

Ou seja, tudo que uma mãe deseja para garantir que ela e seu bebê estejam saudáveis durante toda a gestação e que tudo ocorra bem durante o parto, não é mesmo? 

E melhor, esse atendimento tão próximo cuidadoso é feito no conforto do lar da paciente, evitando que ela saia de casa para as consultas, se estresse com locomoção, trânsito e filas de espera. 

Além de ser uma excelente alternativa para evitar o risco de contaminação da Covid-19 em hospitais. Por mais que muitas tenham receio da telemedicina, ela é um exemplo de como a tecnologia pode ser a nossa grande aliada.

A seguir, saiba mais sobre o tele atendimento em consultas obstétricas!

Consulta obstétrica por telemedicina: como funciona?

As consultas obstétricas são extremamente importantes para as mães durante o pré-natal. O que muitas não sabem é que até mesmo as mulheres que pretendem ter filhos no futuro também podem se consultar com médicos obstetras.

De qualquer forma, essa área é muito mais requisitada por grávidas, já que essas consultas são essenciais para avaliação da saúde da futura mamãe, o esclarecimento de dúvidas e principalmente, as orientações necessárias para uma gestação tranquila.

Durante a gravidez, a mulher passa por várias consultas com o obstetra e cada atendimento é importante. Todos eles servem para algo, especialmente, para acompanhar a evolução nas mudanças do corpo da mulher e do bebê. 

Assim, é possível verificar sa gravidez está correndo normalmente, se o feto está se desenvolvendo e como o corpo da mamãe está reagindo a todas essas mudanças. Caso o médico identifique qualquer problema, esse acompanhamento recorrente permite que os tratamentos sejam feitos o quanto antes para solucionar a questão.

Com a telemedicina tudo isso continua sendo feito normalmente, só que a distância. A telessaúde não atrapalha o acompanhamento, pelo contrário, só beneficia.

Veja!

Como a telemedicina funciona nesses casos?

Com a telemedicina, todos os processos continuam iguais, a diferença é que entre profissional e paciente, há uma tela. Durante a consulta, o médico fará as perguntas e orientações normalmente.

Além disso, ele vai analisar todos os exames feitos, os quais são enviados para ele anteriormente. Com isso, o profissional tem tudo em mãos para diagnosticar, receitar e prescrever tratamentos. 

Caso ele note algo que precise de uma análise mais aprofundada, ele faz o pedido para que a paciente vá até seu consultório - mas essas situações são raras, dado que quase tudo pode ser resultado à distância. 

O ponto positivo da teleconsulta é que sempre que a paciente precisar de ajuda ou orientações sobre a gestação, parto e pós-parto, ela poderá abrir seu aplicativo, marcar uma consulta e logo ver o seu obstetra para tirar suas dúvidas.

É muito simples, rápido e seguro! Afinal, a grande maioria das consultas online obstétricas são de acompanhamento, orientações e conversas importantes. Com a telemedicina os pais têm maior flexibilidade de horários e dias.

Também conseguem acessar a consulta de onde estiverem e para aqueles casais que têm a rotina agitada, é uma forma de unir as agendas com mais facilidade para que os dois participem de todo o processo.

E em relação aos exames? Como dissemos, eles são prescritos pelo médico e enviados no e-mail da paciente. Quando feito e ela já estiver com o resultado em mãos, alguns minutos antes da consulta, ela o envia para o médico analisar.

Simples assim! O profissional vê o resultado do exame e segue com a consulta normalmente, como faria presencialmente.

Conte com a SLAM durante a sua gestação

Viu? As consultas presenciais e online são praticamente iguais, a diferença é que a telemedicina é mais confortável, cômoda e acessível. Sendo assim, tente o atendimento à distância e veja se gosta.

Na SLAM, por exemplo, temos uma plataforma destinada à telemedicina onde é possível marcar consultas e acessá-las facilmente, sem maiores problemas. Contamos com médicos especializados e capacitados para esse tipo de consulta.

Todos eles passaram por treinamentos para entenderem como fazer um atendimento à distância humanizado, sensível e eficiente. 

Conte conosco durante a sua gestação, será um prazer imenso!


Mais artigos