Olá, Seja bem vindo!

Faça sua simulação 😉.

Redes Sociais

Dia mundial do câncer: confira como a telemedicina proporciona mais segurança e conforto para os pacientes oncológicos

Autor: SLAM SAÚDE • 3 meses atrás



O dia mundial do câncer serve para conscientizar a população sobre a prevenção e tratamento da doença. Confira como a telemedicina pode ser útil!

4 de fevereiro é o dia mundial do câncer, uma data criada para aumentar a conscientização e educação mundial sobre a doenças - além de influenciar governos e as próprias pessoas para que se mobilizem contra essa patologia. 

Essa foi uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) há alguns anos e, desde então, cada vez mais pessoas abordam a prevenção e cuidado contra o câncer neste dia. 

Atualmente, uma das vertentes mais comentadas em relação ao tema foi o papel da telemedicina no tratamento e acompanhamento de pacientes oncológicos. Isso porque o atendimento online vem se popularizando no país.

Desde o início da pandemia, a telemedicina tornou-se uma grande aliada para a população brasileira - especialmente para pacientes oncológicos. Isso porque o atendimento presencial foi suspenso por medidas de segurança contra a disseminação do vírus. 

No entanto, o acompanhamento de pessoas com câncer não pode parar ou simplesmente ser suspenso. Desta forma, médicos e pacientes precisaram buscar uma solução.

A alternativa mais viável para essa e tantas outras especialidades foi a telemedicina. A questão é: agora que o atendimento presencial voltou a ser uma alternativa segura, as teleconsultas ainda valem a pena? Por que optar por esse modelo de atendimento? Quais os benefícios da telemedicina nestes casos? 

Várias dúvidas frequentes podem acabar surgindo. Portanto, para contribuir com o dia mundial do câncer, vamos esclarecer como o teleatendimento pode apoiar pacientes oncológicos. 

Acompanhe.

Telemedicina no acompanhamento de pacientes oncológicos: saiba mais!

A telessaúde é uma área da medicina extremamente importante que vem ganhando espaço no setor da saúde. A prática desse modelo de atendimento teve início nos anos 90.

Em outros países, é usada há anos pelo sistema de saúde. No entanto, no Brasil, a telemedicina só começou a ganhar espaço durante a pandemia do coronavírus, por ser aprovada como uma medida de emergência. 

Ao que tudo indica, após o final da pandemia, esse modelo de atendimento continuará fazendo parte da rotina da área médica, pelo grande sucesso que fez nesses meses de crise. 

De qualquer forma, a  telemedicina alia tecnologia e saúde com o monitoramento e acompanhamento de pacientes à distância. É uma ferramenta essencial para a troca de informações entre profissionais do setor, análise de exames,  diagnósticos, entre outras tarefas da área médica. 

A telemedicina apresenta inúmeras vantagens, especialmente para pacientes vulneráveis (como os oncológicos). A seguir, entenda por que utilizar as teleconsultas nestes casos. 

Por que optar pela telemedicina?

Segundo diversas pesquisas nacionais e internacionais, grande parte das pessoas deixaram de ir ao médico presencialmente por medo de infecção pelo novo coronavírus desde meados de 2020, o início da pandemia. 

Contudo, embora seja necessário se proteger contra esse vírus, manter os cuidados com outros problemas de saúde, como o câncer, não podem ser negligenciados, não é mesmo? 

Ainda mais os grupos vulneráveis, como é o caso de pacientes oncológicos. Eles devem ter um acompanhamento médico constante, independentemente do que aconteça. 

Desta forma, a telemedicina no cuidado oncológico torna-se uma opção incrível para ajudar pacientes vulneráveis a manterem seus cuidados sem a necessidade de exposição ao novo vírus - e a todas as outras doenças transmissíveis. 

Também evita que esses pacientes precisem se locomover constantemente aos consultórios médicos, entre outros transtornos que podem atrapalhar os tratamentos e incomodar os pacientes.

Outro ponto positivo é que a telemedicina é uma opção rápida e segura, perfeita para o dia a dia. A seguir, confira mais alguns benefícios do atendimento online para casos de câncer.

Comodidade e segurança

Com a telemedicina, o acompanhamento médico se torna mais confortável e acessível. É possível consultar com os melhores médicos pelo celular, computador ou tablet.

Tudo isso no conforto de casa, evitando transtornos de locomoção e diminuindo o cansaço dos pacientes. A disponibilidade de dias e horários também se amplia com o atendimento online.

Esses fatores tornam o acompanhamento de doenças tão sérias mais rápido, prático e confortável para todos os lados.

É uma opção mais acessível

Os pacientes oncológicos desejam se consultar com os melhores médicos disponíveis na cidade, estado e quem dirá do país, não é mesmo? Com a telemedicina é muito mais fácil.

É possível passar com médicos de outros estados e até mesmo países facilmente, basta marcar um horário e acessar a chamada de vídeo. Simples assim, portanto, é uma ferramenta que torna o atendimento médico de qualidade mais acessível e prático.

São muitos benefícios, esses são apenas alguns exemplos! Procure operadoras de saúde que ofereçam ferramentas de telemedicina de qualidade, como a SLAM, e cuide da sua saúde a qualquer momento, de onde estiver.

Se precisar, conte com a SLAM, estamos prontos para te atender.


Mais artigos