Olá, Seja bem vindo!

Faça sua simulação 😉.

Redes Sociais

Por que a mamografia é tão importante?

Autor: SLAM SAÚDE • 6 meses atrás



Confira informações e curiosidades sobre a mamografia e a importância do exame para as mulheres. A prevenção é sempre o melhor caminho!

Em 2020, o câncer de mama foi o mais incidente entre as mulheres no mundo todo. Foram aproximadamente 2,3 milhões de casos novos naquele momento, o que é bastante preocupante.

Ao longo dos anos, o número de mortes por essa doença vem diminuindo graças à conscientização da necessidade dos exames de prevenção e outros cuidados para detectar o tumor em estágio inicial.

Quanto mais cedo for a descoberta da doença, maiores as chances de tratamento e cura. Sendo assim, exames como a mamografia são grandes aliados das mulheres do mundo todo para uma vida mais saudável e segura.

Devido a sua importância, dia 5 de fevereiro é o dia nacional da mamografia. A data não é comemorativa e sim, um ato de conscientização para que cada vez mais mulheres coloquem esse procedimento entre os seus cuidados de rotina.

Embora seja um exame simples de ser feito, ainda vemos muita resistência entre o público feminino para a realização desse procedimento, o que é um erro - o qual pode até mesmo custar a vida da mulher. 

Em homenagem ao dia nacional da mamografia e pela importância deste exame para a população, realizamos um conteúdo completo sobre esse exame. Abordamos diversas informações interessantes e curiosidades sobre ele.

Além, é claro, da explicação sobre o que é mamografia, como ela é feita, para quem é indicada e tantos outros dados necessários sobre esse procedimento que salva vidas. 

Portanto, para saber mais sobre o mundo da mamografia, acompanhe este conteúdo até o final!

Mamografia: tudo que precisa saber sobre esse exame

Como vimos, o câncer de mama é uma doença mais comum que gostaríamos. Pensando na gravidade e prevenção desses casos, houve o desenvolvimento e estudo de inúmeras técnicas para o tratamento desse tipo de câncer. 

Esses estudos trouxeram vários benefícios, e um deles é a mamografia, um dos  melhores exames para a prevenção do câncer de mama do mundo. Esse exame surgiu por volta dos anos 1913, contudo, só foi aplicado pelas primeiras vezes em 1930. Ou seja, há muitos anos. 

Com o tempo, a técnica, aparelhos e o próprio procedimento foi se atualizando, se tornando cada vez mais moderno. Hoje em dia, ele pode ser feito em poucos minutos com o auxílio de uma só máquina, o mamógrafo.

Esse exame é realizado em milhares de hospitais e clínicas espalhadas pelo país, tanto na rede pública quanto nos convênios médicos privados. De tempos em tempos também há campanhas de conscientização que levam esse procedimento para os mais diversos bairros das cidades. 

Mas, afinal, o que é mamografia? Basicamente, esse procedimento é um raio x das mamas em que a mama é colocada entre duas placas e, então, a máquina emite os raios x que criam a imagem radiológica.

Saiba mais!

Mamografia: como funciona?

Ao criar a imagem radiológica, é possível detectar as microcalcificações, que são a forma mais comum de câncer de mama atualmente. São pequenas lesões vistas como pontos brancos na mama durante o exame.

Por meio desse procedimento também é possível identificar cânceres em estágios iniciais, assim como nódulos que não são identificados no autoexame ou nas consultas rotineiras, entre outros casos.

É um exame importantíssimo, super completo e eficiente.  Ele detecta essas microcalcificações e outros aspectos que não são perceptíveis nem mesmo na ressonância magnética.

Para mulheres, é, de fato, um dos procedimentos mais poderosos para se manter saudável, prevenida e bem cuidada. Colocá-lo na sua rotina é uma questão de saúde, bem-estar e autocuidado.

Não se esqueça!

Para quem esse exame é recomendado?

Principalmente para mulheres, é claro! No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), a mamografia deve ser feita uma vez ao ano a partir dos 40 anos. 

Isto é, mulheres que têm 40 anos ou mais precisam realizar esse procedimento uma vez ao ano. No entanto,as mulheres que tiverem risco aumentado, como casos de câncer de mama antes dos 50 anos, devem começar a realizar esse exame a partir dos 30 anos.

Risco aumentado se dá por casos na família de câncer de mama, de ovário ou até mesmo câncer de mama masculino, em parentes próximos como mãe e/ou irmã, entre outros exemplos.

Tudo isso é feito para que a mulher tenha um diagnóstico precoce e mais chances de se recuperar da doença.

Importância da mamografia

Vamos explicar a importância da mamografia com algumas informações importantes sobre o exame: 

  • Esse procedimento permite o diagnóstico precoce da doença, o que facilita o tratamento e aumenta as chances de vida da paciente;

  • 85% das mulheres diagnosticadas não apresentam histórico familiar, isto é, todas as mulheres precisam manter esse cuidado, sem exceção;

  • A mamografia consegue identificar outras coisas, como: lesões, nódulos e assimetrias que outros exames não conseguem;

  • É um dos melhores exames em relação ao custo benefício;

  • É simples e rápido de ser feito;

  • A mamografia reduz as chances de mortalidade da doença.

Esse exame é fundamental para todas as mulheres, sendo assim, não deixe de fazer e conscientize todas as mulheres que você ama e tem por perto para este cuidado.

Você nunca se arrependerá de se prevenir, isso é uma certeza! Procure pelo seu plano de saúde e se cuide.

Para manter os cuidados anuais, conte com a SLAM, uma operadora de saúde de alta qualidade e confiança. Estamos prontos e dispostos para te atender.


Mais artigos