Olá, Seja bem vindo!

Faça sua simulação 😉.

Redes Sociais

Telemedicina se dá pela união de conforto e cuidado ao paciente: entenda como funciona!

Autor: ROI Mine • 4 meses atrás



A telemedicina é uma opção bastante vantajosa para pacientes que desejam cuidar da saúde com o máximo de conforto e segurança. Saiba mais!

Estamos em 2022 e uma pergunta que cerca a área da saúde é: a telemedicina veio para ficar? Essa é uma dúvida comum de pacientes e profissionais da área médica de todo o país. 

Isso porque a telemedicina foi aprovada no Brasil como uma medida emergencial durante a pandemia da Covid-19, em 2020. Naquela época, a recomendação dos órgãos públicos era que as pessoas evitassem sair nas ruas e, principalmente, ir a hospitais.

Elas deveriam ir apenas em casos de emergência e claro, de Covid-19 em estados mais graves. A única solução foi o atendimento médico online, uma forma de unir médicos e pacientes de todo o país de uma maneira mais segura contra a disseminação do vírus.

Tanto os profissionais quanto os pacientes acessavam as consultas no conforto de suas casas e faziam o atendimento normalmente. É claro que no início surgiram alguns desafios em relação a telemedicina, para ambos os lados.

Contudo, com o passar do tempo, a grande maioria das pessoas que usaram a telemedicina durante os piores meses de pandemia, gostaram do serviço e passaram a utilizá-lo com maior frequência.

Isso mesmo após a flexibilização das medidas de segurança. Várias pessoas estão preferindo o atendimento online médico que o presencial. Motivos para isso não faltam, a telemedicina é extremamente vantajosa atualmente.

Esse modelo de atendimento representa uma maneira mais confortável e acessível de cuidar da saúde das pessoas. Além de ser mais rápida e prática, ideal para rotinas agitadas.

A seguir, saiba mais sobre a telemedicina. Entenda como as teleconsultas funcionam e outras informações importantes sobre o tele atendimento médico. Acompanhe!

Telemedicina: conceito e funcionamento

Muitos acreditam que a telemedicina se dá apenas por consultas médicas à distância, o que não é verdade. Na realidade, esse termo se refere a um conjunto de práticas médicas realizadas de forma remota.

Se dá pelo envio de exames, monitoramento de pacientes à distância, troca de informações entre profissionais da área e muito mais. Essa prática é bastante utilizada nos Estados Unidos, Canadá e países da Europa.

No Brasil, já é usada há anos também. No entanto, as teleconsultas, isto é, os atendimentos realizados pela internet, são procedimentos novos que ainda estão em fase de regulamentação por aqui.

Como já estamos acostumados com outros procedimentos da telemedicina, o que mais causa dúvidas é a consulta à distância. Como funciona? É realmente eficiente? Essas são algumas das perguntas mais comuns sobre o tema.

Como a teleconsulta funciona?

Então, vamos lá: as teleconsultas funcionam de uma maneira bem simples. O paciente marca a consulta com o profissional por meio de aplicativos ou um canal direto com o convênio médico.

Quando estiver chegando a hora do atendimento, ele receberá o link de acesso da consulta. Clicando nele, o paciente será encaminhado para uma chamada de vídeo com o médico.

Caso tenha algum exame para apresentar, ele pode enviar ao profissional pela plataforma do convênio ou em algum e-mail. Durante a consulta, o médico fará perguntas e analisará os resultados de exames normalmente.

O paciente pode tirar dúvidas e até mesmo ser diagnosticado. Caso precise, o médico envia a receita de remédios e tratamentos para ele por e-mail ou diretamente pela plataforma - depende de cada convênio.

É eficiente? É sim! O médico prestará todo o apoio necessário assim como nos atendimentos presenciais. O profissional poderá fazer perguntas e analisar o caso normalmente, a diferença é que o paciente pode se consultar no conforto de sua casa.

Isto é, ele não precisa se locomover, passar por estresses de transporte e filas de espera. Além disso, pode se consultar sem correr risco de contaminação de outras doenças nos hospitais.

Com a telemedicina, em especial o tele atendimento, tudo é muito mais simples, rápido e prático - a confiança permanece 100%!

Para que tudo isso seja possível, procure uma boa telemedicina

Para que o paciente tenha boas consultas e uma ótima experiência com a telemedicina, ele precisa contar com um sistema de qualidade. Isto é, contar com um plano de saúde que ofereça esse serviço com confiança e seriedade.

Uma das alternativas que prezam pela teleconsulta é a operadora de saúde SLAM. A empresa é referência na área da saúde por oferecer planos de saúde de alta qualidade em que o foco é o bem-estar dos beneficiários.

A SLAM investe em telemedicina, pois acreditamos que este é o futuro da área médica. Por isso, oferece médicos altamente capacitados e treinados para o atendimento à distância - assim como uma plataforma desenvolvida pensando nos usuários.

Contamos com pronto atendimento, consultas com especialistas e muito mais! Acesse nosso site para saber mais sobre a telessaúde SLAM, esperamos por você. 

Aproveite as facilidades da telemedicina para se cuidar ainda mais neste ano que se inicia, o atendimento online une o cuidado ao paciente com seu conforto e comodidade.



Mais artigos