Coronavírus: como surgiu?

Os Coronavírus são uma grande família viral que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais.

Tudo começou quando em 1937 conseguiram isolar os primeiros coronavírus humanos.

Mas aconteceu o primeiro encontro visual através de microscópios em 1965 quando o vírus foi descrito como coronavírus em virtude de sua crosta externa ter a aparência de uma coroa. Essa foi a “primeira versão” da doença que agora preocupa o mundo. No entanto, ainda não está claro como ocorreu a mutação que permitiu a infestação ou em outros casos doenças respiratórias de leves a moderadas.

Os coronavírus mais comuns e que atingem os humanos são alphacoronavirus 229E e NL63 e os beta coronavírus OC43 e HKU1.

Os coronavírus alphacoronavirus 229E ou HCoV-229 são uma espécie de coronavírus que infecta humanos e morcegos. Juntamente com o coronavírus humano OC43, é um dos vírus responsáveis ​​pelo resfriado comum. Ele é transmitido via gotículas de respiração e fômites que são qualquer objeto inanimado que, quando contaminado ou exposto a agentes infecciosos, pode transferir a doença para um novo hospedeiro, por exemplo, roupas e roupas de cama são fontes hospitalares comuns de contaminação.

Alguns coronavírus podem causar síndromes respiratórias graves, como a síndrome respiratória aguda grave que ficou conhecida pela sigla SARS da sigla em inglês “Severe Acute Respiratory Syndrome”. A SARS é causada pelo coronavírus associado à SARS (SARS-CoV), sendo os primeiros relatos na China em 2002. O SARS-CoV se disseminou rapidamente para mais de doze países na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia, infectando mais de 8.000 pessoas e causando entorno de 800 mortes, antes da epidemia global de SARS ser controlada em 2003. Desde 2004, nenhum caso de SARS tem sido relatado mundialmente.

O coronavírus humano NL63 ou HCoV-NL63 foi identificado no final de 2004 em uma criança de sete meses com bronquiolite na Holanda. As doenças associadas incluem infecções leves a moderadas do trato respiratório superior, infecção do trato respiratório inferior, garupa e bronquiolite. É encontrado principalmente em crianças pequenas, idosos e pacientes imunocomprometidos com doença respiratória aguda.

Obs 1: O trato respiratório superior ou vias aéreas superiores refere-se principalmente às estruturas que compõe o sistema respiratório que estão fora do tórax ou acima do ângulo esternal. Outra definição usada pela medicina é a de vias aéreas acima da glote ou cordas vocais.

Obs 2: O trato respiratório inferior é também chamado vias aéreas inferiores, composto pela traqueia, os pulmões, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos pulmonares.

Obs 3: A Garupa, que é também chamada de laryngotracheitis, é uma doença viral que, normalmente, é causada pelo vírus parainfluenza. É uma tosse rouca combinada com a dificuldade para respirar.

O coronavírus da síndrome respiratória do Oriente Médio ou Médio Oriente (em inglês: Middle East respiratory syndrome coronavirus – Mers-CoV), também denominada EMC/2012 (HCoV-EMC/2012), é um vírus que causa a síndrome de mesmo nome. O primeiro registro foi relatado em 2012 através da amostra de escarro de pacientes que ficaram doentes.

Notificado pela primeira vez na China, o Coronavírus ou COVID-19 (SARS-CoV-2) surgiu especificamente em Wuhan cidade epicentro da doença, que rapidamente se espalhou e foi declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como pandemia no dia 11 de março de 2020.

O novo Coronavírus ou COVID-19 (do inglês Coronavirus Disease 2019) é uma doença viral, que atinge as vias respiratórias. O coronavírus pode causar doenças graves com impacto em termos de saúde pública, como ocorreu em 2002 com a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e com a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) em 2012, que infectam humanos e animais podendo causar uma variedade de doenças que podem levar a quadros de pneumonia, falência dos rins e até morte.

Até o fechamento deste artigo estávamos com o seguinte quadro:

Secretarias estaduais de Saúde contabilizam 1.891 infectados em todos os estados do Brasil. No último balanço oficial do Ministério da Saúde aponta 34 mortos no país.

Contrate um
plano de saúde Slam

Entramos em contato com você.

Converse com nossa
Central de Vendas

3686.0882



Cadastre-se para receber
nossos informativos

  • Call Center
  • Atendimento ao cliente
  • 0800 888 9500
  • Atendimento ao prestador
  • 0800 888 9510
  • Ouvidoria
  • 3686 0873