Blog De Notícias

BLOG

Notícias, informações, comunicados - Fique por dentro do que acontece na Slam DF
Cuide da sua saúde. Se toque

Se proteja. No Brasil, foram estimados 59.700 novos casos de câncer de mama em 2019

Estudos estimam que há o risco de câncer de mama em 56 casos a cada 100 mil mulheres. O câncer de mama é o segundo mais frequente entre mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).  Ele representa em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino.

Ao longo dos anos, o estudo sobre câncer foi aprimorado e descobriram que não existe uma única causa. No entanto, existem alguns fatores que podem aumentar as chances do aparecimento da doença, como: envelhecimento – à medida que a idade aumenta, maiores são os riscos de ter a doença –, a vida reprodutiva da mulher também influencia, o histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, pouca atividade física e exposição à radiação ionizante.

Todos esses fatores influenciam de alguma forma. E vale ressaltar que o fator genético representa apenas 20% do total dos fatores de risco, mas saber do seu histórico familiar ajuda a intensificar a prevenção e o autoexame.

O câncer de mama não é exclusivo de mulheres, ele também pode acontecer em homens, mas são casos mais raros.

 

Prevenção

A prática de atividade física aliada a uma alimentação saudável, com manutenção do peso corporal adequado, estão associadas a menor risco de desenvolver câncer de mama: cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados esses hábitos. A amamentação também é considerada um fator protetor.

          Autoexame

          O autoexame é uma prática preventiva que cada uma pode fazer de forma natural. Separamos um passo-a-passo que pode te ajudar. 

  • 1. Na hora do banho, livre de blusa e sutiã, levante o braço direito
  • 2. Depois use a mão contrária para apalpar a mama direita com os dedos e faça esse movimento em sentido horário
  • 3. Repita a mesma ação trocando apenas o sentido do movimento de horário para anti-horário
  • 4. Mude a posição dos braços, levante o braço esquerdo e use a mão direita para fazer os movimentos circulares na mama esquerda
  • 5. Faça todo o movimento circular em sentido horário, depois anti-horário

 

Sintomas

Os principais sinais e sintomas da doença são: 

  • caroço, geralmente endurecido, fixo e indolor; 
  • pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, 
  • alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. 
  • também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

 

Práticas preventivas

As chances de cura e evolução do tratamento são grandes. E uma das estimativas positivas diz respeito a adesão a práticas saudáveis como:

  • Praticar atividade física;
  • Amamentar
  • Alimentar-se de forma saudável;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;

 

Histórico da doença

Há séculos antes de cristo, existem menções aos tumores malignos que foram feitas por egípcios, persas e indianos. O câncer é uma doença milenar e foi a escola de medicina de Hipócrates na Grécia, que definiu a doença como um tumor duro que tem chances de retornar mesmo depois de extirpado. Até o século XVI, a medicina considerava que a doença era um desequilíbrio dos fluidos corpóreos.

Seio
Seame
Setoque
Seproteja

A Slam está aqui para promover a prevenção, inspirar novos hábitos de vida, incentivar atitudes mais saudáveis e de bem-estar.