Por que fazer exames de rotina?

Check-up pode ser o diferencial na descoberta de uma doença

Uma rotina intensa, com horários apertados e muitos compromissos é a realidade de muitos brasileiros de idades variadas. Com o corre-corre do dia a dia acabamos priorizando trabalho, estudos e outras necessidades urgentes. Isso faz com que muita gente acabe deixando de lado o cuidado com a própria saúde. Porém, ter uma vida com muitas atividades é mais um motivo para atentar para o bom funcionamento do organismo. É fundamental investir seu tempo na prevenção através de exames de rotina.

O check-up médico deveria ser parte do planejamento anual, mas infelizmente é ignorado por muitos homens e mulheres. A realização de exames de rotina é fundamental para o acompanhamento do bom funcionamento do organismo e descoberta de possíveis doenças. Nesse último caso, detectar alguma anormalidade em fase inicial pode ser o grande diferencial em um tratamento de saúde.

Mas qual deve ser a periodicidade dos check-ups? Em geral, eles são sugeridos anualmente. Nesses casos, o paciente receba o pedido para uma série de exames que consideram idade, sexo, hábitos e histórico familiar do paciente. Um check-up é composto de exames de sangue, pressão, glicemia, colesterol, eletrocardiograma, ergométrico, ecocardiograma e exame hormonal.

Mesmo que a recomendação geral para a periodicidade dos exames seja anual, o paciente deve consultar com seu médico. Em alguns casos será necessário diminuir o tempo entre os check-ups. Isso pode ser solicitado caso a pessoa já tenha alguma doença ou condição carente, como diabéticos ou hipertensos. Homens e mulheres de idade mais avançada também devem aumentar a frequência de monitoramento da saúde.

Em relação à idade certa para começar a fazer exames de rotina, especialistas apontam a necessidade de buscar esse atendimento de saúde cada vez mais cedo. Isso acontece porque muitos jovens têm apresentado problemas sérios de saúde, como pressão alta e estresse. O problema é que essas doenças se não detectadas podem culminar em infartos, derrames ou até mesmo em morte.

Para a mulher, dois exames se destacam dentre os listados no processo de check-up periódico: a mamografia e o papanicolau. A mamografia examina alterações nas glândulas mamárias, por meio de um diagnóstico de imagem, podendo identificar nódulos malignos ou benignos. O exame é a forma mais eficaz de descobrir um câncer na mama, mesmo em estágio inicial. O papanicolau analisa o colo do útero, podendo identificar lesões causadas pelo vírus HPV. Esse exame deve ser realizado periodicamente por mulheres com vida sexual ativa.

No caso dos homens, o exame de próstata e a colonoscopia devem estar na pauta dos exames de rotina. Eles podem evitar, respectivamente, o câncer de próstata e o cancro no cólon. Devem ser realizados principalmente em homens com mais de 40 anos; assim como a mamografia para as mulheres. Esses exames podem ser fundamentais no tratamento de doenças em fase inicial.

Os check-ups periódicos, aliados a uma boa alimentação e a uma rotina com exercícios físicos, devem ser prioridade na agenda do jovem e do adulto. Esses hábitos devem estar aliados as práticas de alimentação saudável e qualidade de sono. 

Quer saber mais sobre
os nossos planos?

Entramos em contato com você.

Converse com nossa
Central de Vendas

3686.0882



Cadastre-se para receber
nossos informativos

  • Call Center
  • Atendimento ao cliente
  • 0800 888 9500
  • Atendimento ao prestador
  • 0800 888 9510
  • Ouvidoria
  • 3686 0873