Quais as maiores necessidades de saúde dos brasileiros?

Um sistema de saúde eficiente deve estar fundamentado nas principais de demandas da população, sobretudo de quem depende de atendimento público. Afinal, os esforços devem ser voltados para cuidar das enfermidades mais frequentes sem deixar de lado as medidas preventivas. No presente artigo, mostraremos algumas das maiores questões relacionadas à saúde no Brasil.

Mas afinal, quais são os problemas de saúde recorrentes no país?

Com a falta de infraestrutura apropriada nos pequenos municípios, os pacientes com frequência são transportados para os centros médicos nas capitais. Por consequência, os hospitais ficam sobrecarregados, o que precariza o atendimento. A falta de especialistas em determinadas regiões é indicada como uma falha do modelo de suporte implementado nacionalmente. Para amenizar essa situação, uma saída é investir no apoio inicial para que os quadros simples sejam logo resolvidos sem necessidade de internação. Quem tem doenças crônicas também requisita um acompanhamento profissional mais próximo, com consultas periódicas e obtenção fácil de remédios.

Ações essenciais para a prevenção de doenças

Ao longo dos anos, diversas pesquisas apontaram que a prática regular de atividade física é fundamental para a qualidade de vida. Independente da faixa etária, fazer exercícios traz uma série de benefícios, entre os quais se destacam: a melhoria nas funções respiratórias e cardiovascular, o fortalecimento ósseo e a redução de peso. Exercitando-se pelo menos 30 minutos todos os dias, você perceberá ainda que o seu sono estará mais reparador e que a sua capacidade de concentração estará maior. Ou seja, até a sua produtividade no trabalho e nos estudos será incrementada. Apesar de ser recomendado para qualquer idade, idosos devem sempre realizar uma avaliação prévia para evitar acidentes.

A boa notícia é que não é preciso gastar com academia e equipamentos caros, bastando incluir caminhadas ao ar livre na rotina. Quando associado a uma alimentação saudável, essas atividades proporcionam excelentes resultados.

Outro pilar da saúde é a higiene, o que envolve um número de fatores. Por exemplo, o saneamento básico é um dos aspectos a serem observados. O Estado deve garantir o tratamento de esgoto, bem como o acesso à água potável no país inteiro. Essa iniciativa ajuda a proteger de doenças causadas por bactérias, vírus e parasitas que se proliferam na sujeira. No Brasil, a falta de conduta adequada dos recursos hidráulicos e do lixo é um grande desafio, tanto ambiental quanto de saúde pública.

Especialmente nas classes mais pobres, a má nutrição é outro ponto que compromete o bem-estar. Uma dieta balanceada garante que o organismo disponha dos nutrientes para funcionar com correção. Dessa forma, o corpo pode inclusive se defender de distintas patologias. Já o excesso de peso está vinculado a disfunções como diabetes e aumenta a chance de acidentes cardiovasculares. Por isso, tanto a fome quanto a obesidade representam riscos para os indivíduos.

O primeiro passo para aprimorar as condições de saúde na nossa sociedade é conhecer as limitações que vem sendo efetuado atualmente. Somente assim é possível direcionar os esforços para as áreas que requerem atenção especial.

Quer saber mais sobre
os nossos planos?

Entramos em contato com você.

Converse com nossa
Central de Vendas

3686.0882



Cadastre-se para receber
nossos informativos

  • Call Center
  • Atendimento ao cliente
  • 0800 888 9500
  • Atendimento ao prestador
  • 0800 888 9510
  • Ouvidoria
  • 3686 0873