Tenho um plano de saúde empresarial e fui demitido sem justa causa, posso continuar com o plano?

Sim. É possível permanecer com o plano desde que se assume o pagamento integral dele e respeite os prazos. Se pode continuar a usufruir do benefício por 1/3 em que se foi beneficiário dentro da empresa, sendo que o período mínimo que ele seja disponibilizado é de 6 meses e o máximo de 2 anos. Atenção: se o funcionário não contribuiu com o pagamento do plano porque a empresa arcava com todos os custos ele perde direito a esse benefício.

Quem é que regulamenta e fiscaliza os planos de saúde?

O órgão responsável por regulamentar, aprovar a atuação das operadoras e seus planos é a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Cabe a ele fiscalizar se as exigências e regras estão sendo cumpridas pelas operadoras e em caso de descumprimento orientar e penalizar.

Em casos de internação posso ter um acompanhante?

O acompanhante só tem os seus custos cobertos pelo plano em casos de menores de 18 anos ou maiores de 60 anos. As gestantes também têm estes direito no pré-parto, parto e pós-parto imediato. Nas demais situações a operadora não cobre os custos com os acompanhantes a não ser que isso esteja previsto em contrato.

O que é doença ou lesão preexistente?

É aquela que a pessoa que vai aderir ao plano sabe que possui e que de alguma forma possa gerar danos à saúde. Nesse caso é preciso informar a operadora, pois as carências a serem cumpridas podem ser diferenciadas conforme a doença apresentada.

Como ocorre o reajuste do plano?

O reajuste para os planos de saúde voltados para pessoas físicas são anuais e devem respeitar o percentual máximo autorizado pela a ANS. Já os planos para pessoas jurídicas, os reajustes são livres e devem ser acordados entre as partes.

Em casos de dúvidas, como posso esclarecer?

A melhor maneira é entrando em contato com a sua operadora, isso pode ser feito por telefone ou outro canal que ela coloque a disposição dos clientes. A apólice do plano também pode ajudar a encontrara diversas informações.

Existem planos específicos para gestantes?

As gestantes não tem planos exclusivos para elas, porém para poderem ter direito a todo o pré-natal pelo plano assim como o parto é preciso que ele ofereça cobertura para obstetrícia.

Existe uma idade mínima ou máxima para poder contratar o plano de saúde?

O plano está disponível para qualquer pessoa de qualquer idade, sendo possível incluir desde de recém-nascidos a idosos nos planos. No caso da contratação ser para um menor de idade é preciso que o seu responsável legal realize a solicitação.

Existe diferença entre plano de saúde e seguro saúde?

Sim. O plano de saúde presta seu atendimento em rede própria ou referenciada, sendo opcional o reembolso. Já no seguro saúde o reembolso é a principal característica do serviço, sendo que muitas vezes não há rede referenciada.

O reembolso pode ser negado?

Sim. Se ele não atender aos critérios estabelecidos em contrato isso pode ocorrer, sendo que boa parte das causam se referem a procedimentos não cobertos, falta de documentação apresentada a operadora e documentos incompletos ou incorretos.

Contrate um
plano de saúde Slam

Entramos em contato com você.

Converse com nossa
Central de Vendas

3686.0882



Cadastre-se para receber
nossos informativos

  • Call Center
  • Atendimento ao cliente
  • 0800 888 9500
  • Atendimento ao prestador
  • 0800 888 9510
  • Ouvidoria
  • 3686 0873

Desenvolvido por