No dia mundial do Transtorno Bipolar, entenda um pouco mais a respeito de suas características e como se manifesta em cada caso.

Você provavelmente já ouviu falar da pessoa com transtorno bipolar, mas o que poucos sabem é que existem graus de variação para cada caso.
Pode ser caracterizado por períodos de depressão e euforia, sendo que entre eles pode haver momentos assintomáticos. A frequência, duração e intensidade podem variar.
De forma resumida podemos classificar nas seguintes categorias:
Transtorno Bipolar Tipo I
O transtorno varia entre quadros depressivos que duram no mínimo sete dias, e humor deprimido que se estendem de duas semanas para mais.
Transtorno Bipolar Tipo II
Há uma variação entre episódios de depressão e hipomania (estado leve de euforia, excitação, otimismo e, às vezes, de agressividade).
Transtorno Bipolar não especificado ou misto
A pessoa possui características que indicam a existência de transtorno bipolar, mas não possui recorrência e duração suficientes para classificar.
Transtorno ciclotímico
Nesse caso os sintomas são leves, podendo variar o humor entre depressão leve e hipomania em um mesmo dia.
Existem alguns eventos que podem ser gatilhos para a manifestação do transtorno, mesmo que a causa ainda não tenha sido determinada, como episódios frequentes de depressão, puerpério, estresse prolongado, remédios inibidores de apetite, e disfunções da tireoide.
Existem tratamentos com medicamentos, porém a mudança do estilo de vida é fundamental nesse processo.
O desenvolvimento de hábitos saudáveis como a alimentação, regulação do sono, redução do nível de estresse, diminuição do consumo de substâncias psicoativas, são essenciais para prevenir a instabilidade emocional, e diminuição da recorrência das crises.
Acesse mais informações em slamdf.com.br